Blog

  • Luvas de segurança : mitos e verdades


    Luvas de segurança : mitos e verdades

    As melhores luvas de impacto para a indústria do petróleo

    Desde lavar a louça ou cozinhar até trabalhos de fábrica e construção, qualquer problema ou acidente pode causar danos irreparáveis ​​nas mãos. Por isso, é sempre necessário ter proteção adequada com luvas de segurança , pois estas proporcionam resistência à maioria dos acidentes que podem ocorrer. Você sabe se tudo o que é dito sobre eles é verdade?

    Luvas de segurança verdades ou mitos?

    Embora seja difícil de acreditar, 70% dos acidentes ocorrem por falta de informação sobre a proteção oferecida  pelas vestimentas de segurança . Não é que os equipamentos de segurança não funcionem, é que as pessoas que os utilizam não sabem muito sobre seu uso correto e eficiente. Abaixo, desmascaramos três mitos e destacamos três verdades sobre luvas de proteção.

     

    Luvas de segurança

     

    Luvas de segurança e suas falsas crenças

    Mitos ou falsas crenças sobre esse instrumento de segurança acabam causando muitos acidentes. Informe-se corretamente, é o primeiro passo para garantir que não haja problemas graves, embora sempre possa haver pequenos inconvenientes.

    1. Proteção é igual a imunidadeMuitos de nós pensamos que, usando luvas ou mitenes de proteção, teremos imunidade, mas isso é totalmente falso. Se fosse verdade, os acidentes não ocorreriam em nenhum momento ao usar esse método de segurança. Essas ferramentas simplesmente aumentam a resistência contra determinadas situações ou problemas. Portanto, se o problema ultrapassar os níveis de proteção, ocorrerá o acidente.
    2. Segurança absoluta muitas marcas de luvas defendem este mito, pois nos fazem pensar, como clientes, que estaremos 100% protegidos contra qualquer perigo. Mas este não é o caso, pois as peças de segurança são fabricadas para determinados fins. Por exemplo, uma luva resistente a cortes oferece resistência a cortes por ferramentas afiadas, mas não oferece nenhuma medida de segurança contra mudanças térmicas. Isso significa que o uso de uma determinada luva não protege contra todos os acidentes ou perigos.
      Se uma marca garante que suas luvas protegem contra tudo, cria uma falsa sensação de segurança e faz com que os trabalhadores tomem ações erradas e aumenta a possibilidade de acidentes. O cuidado também é importante e não deve ser negligenciado.
    3. Uma luva para todas as situações em muitas fábricas e locais onde são necessárias luvas de proteção, na maioria das vezes apenas um tipo de luva é usado para cada situação. Nesses casos, geralmente é aquele que oferece maior resistência a cortes ou golpes, mas isso é um equívoco. A luva que oferece maior resistência nem sempre é a indicada, pois deve-se levar em consideração a finalidade para a qual será utilizada. Nas ocasiões em que é necessária uma proteção mínima contra golpes, o uso de uma luva inadequada pode atrasar a conclusão do trabalho. Regularmente, quanto mais resistência a luva oferece, mais pesada ela será e menor mobilidade.O trabalhador que o estiver usando pode decidir retirá-lo para aumentar a velocidade, o que aumentará a chance de acidente.

    Verdades irrefutáveis das luvas de segurança

    Uma vez refutadas algumas falsas crenças que poderíamos ter sobre esse tipo de vestimenta de segurança, várias verdades precisam ser destacadas:

    1. Ao usar luvas corretamente, você reduz as chances de acidentes e lesões nas mãos.
    2. As luvas são uma ferramenta de proteção essencial para realizar diversos trabalhos.
    3. Usar os tipos certos de luvas garante um nível mais alto de segurança.

    As mãos são uma ferramenta universal, pois todos as usamos nas tarefas diárias e no desenvolvimento de nossas profissões. Você deve cuidar deles e protegê-los com os equipamentos de segurança projetados para esse fim.

     

    Você também estará interessado em: Guia básico sobre luvas anti-impacto

    COMPARTIR