Blog

  • Incêndios florestais e como combatê-los


    Incêndios florestais e como combatê-los

    Incêndios florestais e como combatê-los

    INCENDIOS FLORESTAIS

    Cuidar do meio ambiente é tarefa de todos, de uma forma ou de outra o que você faz influencia a vida dos outros. Por exemplo, não há nada de errado em acampar na floresta ou viajar para uma reserva natural. A questão é que muitas pessoas não cuidam de onde vão. Um incêndio florestal  é difícil de controlar uma vez iniciado, porque avança a grande velocidade e com um curso incalculável. As consequências são devastadoras para toda a fauna e flora.

     

     

    MEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS

    De uma forma ou de outra, você e eu podemos fazer algo para minimizar os desastres naturais que o fogo deixa em seu rastro. Vou mostrar-lhe 10  dicas  que pode ter em conta para combater ou prevenir o seu aparecimento.

    1. Se você levar fósforos, isqueiros, fósforos ou usar cigarros para a floresta, não os jogue na estrada, muito menos em uma área de selva. Uma simples faísca pode iniciar um incêndio destrutivo. Materiais em chamas ou inflamáveis ​​são rapidamente ativados em contato com o sol.
    2. Se você acender uma fogueira em uma noite fria, certifique-se de que não esteja muito perto de árvores, folhas e grama. Além disso, tenha muito cuidado com as faíscas que são geradas, pois elas podem pular e cair em galhos secos. Mas o mais importante, não faça incêndios, não importa o quão cuidadoso você seja.
    3. Evite queimar lixo ou resíduos secos. Tenha sempre em conta as recomendações das autoridades e respeite as instruções que lhe derem sobre a entrada em áreas florestais. Lembre-se que uma pequena chama pode causar um grande  incêndio .
    4. Ao sair do local, certifique-se de recolher todo o lixo que produzir. Uma forma de contribuir para a  melhoria  do planeta é depositar os resíduos em local apropriado, não na natureza. Se você deixar garrafas ou copos, os raios do sol refletem no vidro e iniciam um incêndio.
    5. No caso de você ver fogo imediatamente você deve apagá-lo, você pode usar água se tiver ao seu alcance ou usar a terra. Peça ajuda se as coisas ficarem fora de controle e encontre um lugar onde você esteja seguro dos impactos das chamas. Cubra o nariz e a boca com um pano úmido e não tente passar pelas chamas. Em caso de fuga do local, dirija-se a um local plano na direção oposta ao vento. Além disso, não se esqueça de notificar o 119 se houver uma emergência de incêndio criminoso. Aqueles com  elementos de proteção e equipamentos  contra  incêndios florestais  estarão disponíveis para ajudá-lo.
    6. Se você transportar líquidos inflamáveis ​​com você, certifique-se de armazená-los em locais seguros.
    7. O uso de  balões cantoya  representa um alto risco de iniciar incêndios porque são impulsionados por chamas. Razão pela qual em muitos lugares seu uso foi totalmente proibido.
    8. Ao sair da floresta, verifique se todas as brasas do fogo que você acendeu estão completamente apagadas e não são uma fonte de perigo. Se possível, cubra-os com pedras e terra, de forma que você estará contribuindo para diminuir os índices de incêndio criminoso.
    9. Caso esteja desbravando um hectare em que vai plantar novamente, é fundamental que faça um desnível  que limite a passagem do fogo, para que não se espalhe.
    10. Finalmente, tenha em mente que 9 em cada 10 incêndios florestais são devidos à ação humana e apenas 1% são causados ​​por fatores atmosféricos.

    Você também terá interesse em:  Conhecer os equipamentos contra incêndios florestais .

    COMPARTIR