Blog

  • Fatores de risco para bombeiros


    Fatores de risco para bombeiros

    Fatores de risco para bombeiros

    Os bombeiros são figuras públicas muito conhecidas e valorizadas em suas cidades.
    Quando ocorrem incêndios em casas ou gatos em árvores logo, acionamos esses profissionais.
    Por muitas vezes a importância da segurança industrial na vida desses profissionais não é levada em consideração.
    Vamos falar sobre isso?

    Fatores de risco no trabalho

    A segurança do trabalho é fator muito importante para todas as empresas, sejam elas privadas ou instituições públicas de todo o mundo. Seu objetivo é prevenir acidentes e lesões no local de trabalho. Para reduzir os fatores de risco, é fundamental realizar uma investigação preliminar, a fim de determinar quais são os acidentes mais prováveis de ocorrer em um local de trabalho dependendo das atividades realizadas. No caso dos bombeiros, os riscos a que estão expostos são múltiplos devido ao seu tipo de trabalho, aumentando a probabilidade de sofrer algum tipo de acidente. Os fatores de risco incluem:

    •  Acidentes de trabalho: São eventos inesperados que podem causar danos leves e graves à integridade física e mental dos bombeiros. Este tipo de acidente acontece independentemente do sexo, idade ou nível de experiência. As consequências variam entre lesões corporais, distúrbios, desequilíbrios mentais e infelizmente até a morte. Esse parâmetro pode incluir queimaduras de primeiro grau, exposição a agentes químicos e biológicos, incluindo lesões físicas como obstrução do trato respiratório.

     

    • Atos inseguros: diferente dos acidentes de trabalho, atos inseguros são aqueles em que o trabalhador executa uma ação ou uma série de atividades de forma inadequada, resultando em acidentes. Nesta seção é possível citar alguns comportamentos como: uso indevido de equipamentos de segurança, uso negligente de ferramentas de trabalho ou a exposição de situações de risco sem autorização e sem análise prévia da situação.

     

    • Condições inseguras: Este campo inclui instalações, equipamentos de trabalho, material deficiente ou em mau estado. Isso aumenta a probabilidade de danos aos quais os bombeiros estão sujeitos. Esta seção engloba a falta de capacitação profissional e longas jornadas de trabalhos que afetam a produção e a qualidade de vida dos funcionários.

    Como aplicar medidas preventivas?

    Existem eventos que não podem ser evitados, mas, para o resto existem regras específicas a serem seguidas. Para garantir a segurança dos bombeiros, devem ser previstas as seguintes condições a nível pessoal e institucional:

    • Leve sempre equipamentos de segurança abrangentes em ótimas condições.
    • Formação contínua sobre o protocolo a seguir em caso de acidentes, lesões ou catástrofes.
    •  Tenha sempre um kit de primeiros socorros, além de atendimento médico imediato. Ofereça seminários, cursos, workshops e diplomas para aumentar a confiança dos bombeiros.
    • Implementar jornadas de trabalho de acordo com as normas legais, garantindo a saúde integral dos bombeiros.
    • Monitoramento constante do cumprimento das medidas de segurança.
    • Desfrute de todos os benefícios sociais, incluindo seguro de vida. Isso pode afetar positivamente a sensação de segurança nos bombeiros.
    • Aprenda a transportar agentes perigosos.

    Ser herói nunca foi fácil. Os bombeiros arriscam suas vidas, segurança e integridade física para salvar outras pessoas, além de proteger objetos, imóveis de valor e instalações de interesse público.

    Garantir a segurança de uma pessoa que está disposta a arriscar sua integridade pelos outros é uma obrigação.

    Esta publicação foi útil para você? Compartilhe com os seus amigos.

     

     

     

    COMPARTIR