Blog

  • Evite acidentes na mineração seguindo os seguintes passos


    Evite acidentes na mineração seguindo os seguintes passos

    Evite acidentes na mineração seguindo estas recomendações

    A mineração é um dos setores industriais mais antigos da história, mas traz certos perigos com os quais os mineiros devem ficar atentos. Por isso, é necessário tomar algumas medidas de segurança para proteger a saúde e o bem-estar nestas atividades. Neste artigo, apresentamos algumas dicas sobre as melhores práticas para garantir a segurança na mineração.

    Fique atento

    Nunca ignore o perigo e fique totalmente alerta enquanto trabalha em uma mina. Isso significa cuidar de seus companheiros de equipe e nunca baixar a guarda baixar. Além disso, avalie a segurança do local antes de iniciar o trabalho e tome medidas para minimizar os riscos.

    Invista em segurança

    Se você é empregador, invista tempo e dinheiro em proporcionar a segurança necessária para a realização de suas tarefas, pois não adianta comprometer o bem-estar de seus funcionários tentando economizar tempo ou melhorar a qualidade do trabalho. Crie protocolos específicos e fichas informativas para alertar os trabalhadores sobre os perigos potenciais no trabalho e como eles podem reduzir a probabilidade de lesões. Disponibilize os equipamentos de proteção adequados (capacete, luvas de segurança, coletes refletivos, etc.) aos seus trabalhadores, ainda mais quando eles tiverem que trabalhar em um ambiente com espaços que podem ser tóxicos e/ou nocivos à saúde.

    Treinamentos

    Realize treinamentos regulares de segurança que contenham componentes teóricos e práticos. Contrate instrutores especializados para treinar os profissionais em todos os aspectos da segurança, desde emergências até a preparação para o uso de equipamentos de proteção adequados. Se os trabalhadores executam tarefas específicas ou de alto risco, é importante examinar sua saúde e condicionamento físico para garantir que sejam capazes de atender às demandas físicas de seu trabalho.

    Nunca se esqueça dos equipamentos de segurança

    Certifique-se de que todos os trabalhadores usem o equipamento de segurança adequado durante o dia de trabalho. Isso inclui capacetes, óculos, luvas e qualquer outro equipamento necessário. Faça verificações regulares para confirmar que todos os itens de segurança estão sempre em bom estado e funcionando corretamente. Ofereça treinamento adicional para garantir que os trabalhadores entendam como usar o equipamento e fazer uso dos vários recursos de proteção incluídos.

    Todos devem colaborar

    Monitore sempre o cumprimento das instruções de segurança. Nunca deixe alguém violar as regras sem avisar e forneça instruções fortes à equipe assim que o turno começar. Os supervisores devem saber o paradeiro de seus funcionários o tempo todo e garantir que eles saibam o que os outros estão fazendo durante o dia. Incentive os trabalhadores a relatar quando virem alguém não seguindo as instruções de segurança adequadas.

    O cumprimento de instruções rígidas é uma prioridade absoluta para os trabalhadores da mineração, pois sem elas a segurança não estaria garantida. Por isso, é importante lembrar que todos os trabalhadores, desde os supervisores até os simples operadores de equipamentos, têm a responsabilidade de cumprir as normas de segurança. Desta forma, a jornada de trabalho transcorrerá sem incidentes ou, pelo menos, poderão ser evitados na medida do possível.

    Na KPN Safety, nosso objetivo é oferecer a você ferramentas de mineração e itens de proteção de alta qualidade. Temos anos de experiência em mineração e temos orgulho em garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores mineiros. Caso pretenda adquirir os nossos produtos ou necessite de esclarecer alguma questão, teremos todo o gosto em ajudá-lo. Segurança em primeiro lugar!

    COMPARTIR