Blog

  • 3 dicas para lavar roupas de combate a incêndios


    3 dicas para lavar roupas de combate a incêndios

    dicas para lavar roupas de combate a incêndios

    Os trajes ignífugos são essenciais para quem trabalha no setor do petróleo & gás, pois este tipo de roupa foi feito especialmente para proteger pessoas dos perigos que a exposição a altas temperaturas podem trazer. Elas evitam que o fogo se espalhe com facilidade e cause danos significativos não só às roupas, mas também a quem as veste.

    Como lavar roupas antichamas?

    • Verifique a temperatura ideal para lavar a peça

    Na maioria dos casos, roupas desse tipo devem ser lavadas em altas temperaturas. No entanto, o melhor é rever as recomendações apresentadas na etiqueta da roupa. O tecido que compõe essa vestimenta possui características muito importantes para a proteção dos trabalhadores e deve ser lavado com muito cuidado. Só assim será possível continuar a prestar um bom serviço por mais tempo.

    Por outro lado, deve-se notar que os acessórios ou componentes que fazem parte da roupa antichamas, como logotipos e fitas refletoras, geralmente não são tão resistentes a altas temperaturas de lavagem. Portanto, é muito importante seguir as recomendações do fabricante para que esses acessórios não se deteriorem significativamente.

    • Evite usar detergente, alvejante ou amaciante

    Se for usar alvejante ou detergente, certifique-se de que não contenha peróxido de hidrogênio, pois esse componente pode reduzir muito a resistência desse tipo de roupa ao fogo. Se não encontrar uma lixívia ou detergente com estas características, opte por outros produtos para lavar a sua roupa.

    Por outro lado, os amaciantes não só afetam o desempenho e a resistência dessas roupas a altas temperaturas, como também podem atuar como combustível. O que sem dúvida, pode causar grandes anos às suas roupas. Lembre-se que a sua segurança é o mais importante e não pode arriscar usar este tipo de produto.

    Se o seu traje estiver com manchas difíceis de remover, aplique um pouco de sabão líquido antes de lavá-lo. A ideia é que você possa remover essas manchas com uma leve lavagem à mão para que não sejam maltratadas. Claro, procure comprar um sabonete adequado para limpar esse tipo de roupa. É melhor que você gaste um pouco mais de dinheiro, mas que consiga mantê-los em perfeitas condições.

    • Antes de lavar as roupas, elas devem ser viradas no avesso e os zíperes completamente fechados

    Isso evitará que as roupas se deteriorem rapidamente e garantirá que os zíperes e o velcro continuem funcionando corretamente. Também, é muito importante que você lave essas roupas separadamente das roupas que usa no dia a dia. Lembre-se de que roupas antichamas podem estar contaminadas e outras roupas provavelmente também estarão contaminadas. Se você os juntar, é muito provável que não consiga continuar usando suas roupas pessoais.

    Por outro lado, é recomendável secar essas roupas separadamente das outras e seguir as instruções de secagem que aparecem na etiqueta da roupa. Embora seja verdade que esta roupa é resistente, ela também pode ser danificada por descuido, afetando suas principais características.

    Por fim, é muito importante que você tire todas as suas dúvidas sobre lavagem e manutenção de suas roupas com o fabricante. Tenha em conta que existem diferentes qualidades e materiais, pelo que os cuidados podem variar de uma peça para outra. Desta forma, você garante que lava suas roupas ignífugas corretamente e as protege de danos externos. Lembre-se que a segurança é sempre o mais importante e a roupa que o protege deve ser mantida em bom estado.

    COMPARTIR