Blog

  • 5 dicas para escolher corretamente suas luvas anti-impacto


    5 dicas para escolher corretamente suas luvas anti-impacto

    5 dicas para escolher corretamente suas luvas anti-impacto

    Nunca devemos pensar que a escolha de luvas anti-impacto é desnecessária ou um luxo, elas são totalmente necessárias e imprescindíveis para um ambiente de trabalho seguro.

    Desenvolver uma cultura de segurança nos permitirá realizar tarefas de trabalho com conforto e eficiência, sem colocar em risco nossa saúde ou integridade física. A seguir, daremos informações importantes para fazer as escolhas corretas dos equipamentos, levando em consideração as seguintes dicas:

    1. Normas e certificações:

    As luvas anti-impacto são projetadas sob padrões rígidos para ajudar na prevenção de riscos mecânicos. Antes de procurar um modelo ao nosso gosto, devemos dedicar algum tempo à procura de determinadas características que garantam a sua qualidade.

    • Que está em conformidade com a norma EN388, referente à sua fabricação com materiais resistentes a abrasões, cortes e faíscas, palmas reforçadas para uma correta aderência e isolamento eficaz.
    • Que imprimiu a certificação CE da diretiva europeia 89/686.
    • Que tenha impresso os pictogramas que refletem o tipo de risco para o qual cada modelo foi projetado.
    1. Uma luva adequada para cada trabalho:

    Atualmente, existe uma grande variedade de modelos de luvas de proteção, cada um com características próprias que se ajustam a uma determinada atividade, para os quais devemos ter em conta o seguinte:

    • Que tipo de atividade será realizada? Os riscos são classificados em três níveis:

    a. Categoria I: Proteção contra riscos menores.

    b. Categoria II: Proteção contra riscos moderados.

    c. Categoria III: Proteção contra ferimentos fatais ou danos irreversíveis.

    • O ambiente de trabalho é muito quente ou ao contrário, extremamente frio? Forros de luvas adicionais ou materiais respiráveis, como Gore-Tex, são muito necessários. Também o uso de luvas rugosas para melhor controle de equipamentos e materiais.
    • As ferramentas a serem utilizadas geram forte vibração ou impacto? Para isso existem luvas com elementos que ajudam a dissipar as vibrações e ter melhor controle da ferramenta.
    • Existe a possibilidade de geração de lascas ou possíveis cortes? Isso implica em um material forte o suficiente para evitar essas lesões.
    1. Materiais resistentes:

    Depois de escolher os modelos mais adequados, de acordo com a área de trabalho, a próxima coisa a ter em conta é a qualidade do produto. Duas coisas importantes dependem disso, nossa segurança e a durabilidade do equipamento.

    Uma equipe de qualidade cumprirá a promessa implícita de proteger nossas mãos durante a execução do trabalho. Por outro lado, também nos garantirá uma duração razoável (influenciando o custo de substituição) cumprindo nossas tarefas e nos protegendo.

    1. Limpeza e manutenção de equipamentos:

    Uma luva anti-impacto de qualidade cumpre as suas funções de forma eficaz, para depois ser limpa ou lavada sem problemas, mesmo na máquina de lavar sem perder as suas características de segurança, a sua forma e a qualidade dos seus materiais. Temos que levar isso em consideração para manter nossas luvas em utilização pelo maior tempo possível.

    1. Devemos levar em conta o tamanho das luvas:

    Mesmo que tenhamos uma luva com todos os recursos de segurança, existe uma luva pequena que cabe muito bem em nossas mãos, nos sentiremos muito desconfortáveis ​​ou o tempo todo, desde que seja uma luva muito grande e muito perigosa. Assim como a primeira, a duração de uma tarefa será eterna e não prestarão atenção ao correto desempenho dela. No segundo caso, uma luz com ajuste incorreto pode levar a uma falsa sensação de segurança e à possibilidade de perda de objetos ou ferramentas durante o uso.

    Com essas informações em mente, a busca ficará mais fácil, mas devemos sempre considerá-la um investimento e nunca economizar em nossa própria segurança.

    COMPARTIR