Blog

  • Como são classificadas as luvas de segurança?


    Como são classificadas as luvas de segurança?

    Como são classificadas as luvas de segurança?

    A utilização de luvas de segurança é extremamente importante para diversos profissionais e em alguns casos obrigatórias. No mercado, existem diversos tipos de luvas e elas são classificadas de maneiras diferentes de acordo com a sua finalidade. Mas, o que todas essas classificações têm em comum é a garantia proteção das mãos para prevenir acidentes.

    Luvas de proteção contra agentes químicos

    Luvas de nylon

    Essas luvas são ideias para atividades que exigem um certo nível de toque, pois são elásticas, confortáveis, resistentes à ação da água e abrasão. Elas são altamente flexíveis, ao mesmo tempo em que oferecem um nível muito alto de aderência. O seu custo é baixo em relação às outras e por isso são amplamente utilizadas em diversas funções.

    Luvas de Látex

    As luvas de látex são muito adaptáveis às mãos, uma vez que foram feitas para utilização contra diferentes tipos de riscos químicos ou mecânicos. Elas se distinguem das demais por  ter mais resistência levando em consideração a sua espessura. Sua utilização pode ser em trabalhos contra fungos e bactérias por esse motivo, é comum vermos em profissionais que trabalham com limpeza, manuseio de produtos químicos, ambientes sanitários e jardinagem.

    Luvas de PVC

    São luvas de proteção contra agentes químicos que, além disso, garantem um excelente nível de impermeabilidade, resistência a gorduras, produtos químicos, óleos entre outros. São muito utilizadas na indústria química e petroquímica.

    Luvas de Neoprene

    Este material oferece excelente proteção contra agentes químicos e perigosos, além de oferecer também proteção mecânica. Em relação aos agentes químicos, sua proteção abrange óleo, ácidos e produtos químicos perigosos. São utilizadas com bastante frequência na construção e indústria química.

    Luvas Isolantes

    As luvas isolantes foram projetadas para proteger profissionais que trabalham com eletricidade, especificamente contras riscos de descargas perigosas. No mercado, você pode entrá-las de acordo com a tensão de proteção que elas podem suportar.

    Luvas de proteção mecânica

    Luvas de Nitrilo

    Luvas de nitrilo são amplamente utilizadas quando falamos de proteção mecânica, graças à sua fibra sintética que é muito específica.  Ela tem propriedades similares à luva de látex com uma vantagem a mais que garante a proteção contra reações alérgicas. O nitrilo também oferece proteção contra furos e certos graus de corte (avalie as especificações do produto). Por esse motivo, podem ser utilizadas na construção civil, setor agrícola e indústria.

    Luvas de Poliuretano

    No mercado podem ser encontradas como: luva multitato, luva de tato ou luva tátil.

    Elas oferecem grande proteção e resistência à riscos mecânicos ao mesmo tempo que são ergonômicas, confortáveis e permitem que o profissional tenha uma excelente mobilidade.

    Além disso, proporcionam uma excelente sensibilidade tátil razão pela qual, são utilizadas em indústrias que necessitam que o profissional tenham sensibilidade nas mãos. Sua utilização também é comum nos setores automotivo, eletrônico, montagem e outros.

    Luvas Descartáveis

    Como o próprio nome diz, são luvas que depois de usadas são jogadas no lixo. Você pode encontrá-la em embalagens que estão disponíveis em diferentes materiais como: látex, vinil, nitrilo e outros. São bastante utilizadas nos setores de alimentação, saúde e setores específicos.

    Bom, você pode ver que hoje no mercado há diferentes tipos de luvas para diferentes necessidades. Estas classificações de luvas de segurança te deram uma visão geral de qual luva você pode utilizar no seu trabalho.

    Achou útil esse conteúdo? Compartilhe o link com os seus amigos!

    COMPARTIR