Blog

  • Características compartilhadas pelo EPI de petróleo e gás


    Características compartilhadas pelo EPI de petróleo e gás

    Características compartilhadas pelo EPI de petróleo e gás

    Em primeiro lugar, devemos explicar-lhe o que se entende por PPE. EPP traduz Equipamentos de Proteção Individual, ou seja, ferramentas que oferecem proteção na indústria do petróleo , evitando que você tenha contato direto com áreas de risco. Seu uso evita que você sofra doenças ou lesões. Existem vários tipos de EPI, que correspondem à proteção de diferentes áreas do seu corpo.

    TIPOS DE EPI E SUA HISTÓRIA

    1. EPI para Proteção Auditiva : Utiliza-se o plugue poroso, que foi criado no início do século 20 nos Estados Unidos.
    2. EPI para proteção da cabeça: O professor Kafka  inventou capacetes de aço, que protegem a cabeça, no início do século XX.
    3. EPI para proteção em altura: A alpinista Jeanne Immink inventou o cinto de proteção contra quedas na Holanda no final do século XIX para se proteger nas montanhas.
    4. EPI para Proteção dos Olhos: No século XV, foram criados os primeiros óculos de proteção com cristais conhecidos no mundo.
    5. EPI para proteção respiratória: O primeiro dispositivo foi criado no século XVI. Foi o artista Leonardo Da Vinci quem sugeriu seu uso aos marinheiros para se protegerem dos gases poluentes.
    6. Calçado de segurança: Os primeiros calçados de segurança foram criados no século 20 durante a revolução industrial. Eles foram feitos com conchas protetoras.

    RECURSOS COMPARTILHADOS POR EPI DE PETRÓLEO E GÁS

    Podemos citar várias características que os EPIs de óleo e gás compartilham.

    EPI para proteção auditiva

    São utilizados protetores auditivos feitos com polímeros como instamolld e silicone . São utilizados em tarefas de exposição contínua a níveis superiores a 80 decibéis. Existem vários tipos de plugues:

    • Plugues de inserção auto-expansíveis :  São feitos de espuma de borracha e sua função é oferecer altos níveis de atenuação sonora.
    • plugues externos; feitos de silicone, você deve colocá-los no pavilhão auditivo.
    • Protetores auditivos tipo copo, que são feitos de espuma macia.
    • Protetores tipo nuca, que são utilizados para tarefas onde é necessário o uso de capacete.

    para proteção da cabeça

    Os capacetes feitos de polietileno e fibra sintética possuem um sistema de suspensão interno chamado marroco com uma faixa absorvente de suor.

    Para proteção em altura

    Os arneses anti-queda ajudam a apoiar o seu corpo. São feitos com tiras têxteis de nylon ou poliéster e possuem encaixes  que resistem às forças de parada.

    Para proteção dos olhos

    Os óculos são feitos de policarbonato, com antiembaçamento e proteção contra luz ultravioleta. Eles impedem a projeção de partículas líquidas, sólidas ou corrosivas em seus olhos.

    Para proteção respiratória

    Máscaras de fibra plástica são usadas para impedir a passagem de ar nocivo para os pulmões. Sua missão também é que você tenha ar respirável quando estiver exposto a uma atmosfera poluente.

    Para proteção dos pés

    Existem vários tipos de calçado:

    • Calçado de segurança com biqueira blindada , que protege contra golpes ao transportar materiais ou ferramentas.
    • Botas com biqueira reforçada em aço : Com proteção no antepé em caso de impactos.
    • Botas Pantanal : Confeccionadas em couro ou borracha, oferecem alto nível de proteção contra choques elétricos.

    Para proteção das mãos e costas e pernas

    • Luvas : Serão úteis para situações de compressão ou pinçamento, temperaturas extremas, cantos afiados, eletricidade, água, cavacos, produtos químicos, etc. Eles são feitos de couro, borracha, borracha e alumínio.
    • Revestimento impermeável : Possui camadas de PVC laminado  que conferem resistência. Também é longo, pois atinge o joelho, e amarelo.

    Em conclusão, se você trabalha com petróleo ou gás, seu local de trabalho deve ser um local seguro. Nele, eles devem fornecer ferramentas de proteção. Eles também devem oferecer supervisão adequada para incentivar a segurança de todos.

    COMPARTIR