Blog

  • Altas temperaturas: uma das principais causas de incêndios florestais


    Altas temperaturas: uma das principais causas de incêndios florestais

    O mundo está enfrentando há vários anos uma notável mudança nas temperaturas e nos padrões climáticos, o que resulta em efeitos em todos os ecossistemas e formas de vida.

    De acordo com o último relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) – «prevê-se que as mudanças climáticas e as mudanças no uso e disposição da terra causarão incêndios florestais mais intensos e frequentes, com um aumento de até 14% até 2030, 30% até o final de 2050 e 50% até o final do século».

    Uma das situações mais comuns onde ocorrem as condições necessárias para a criação de incêndios são as secas e as fortes rajadas de vento que ajudam na sua propagação, fazendo com que o fogo se espalhe mais rapidamente e cubra uma área maior, tornando também sua extinção ainda mais difícil.

    Chegamos a um ponto em que devemos nos questionar: Temos o conhecimento e a preparação necessários para enfrentar essas situações da maneira mais adequada? Os recursos alocados são suficientes para o ensino, planejamento e prevenção dessas situações?

    Citando o relatório – «Propagando como um incêndio florestal», publicado antes da reunião da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente em Nairóbi, faz-se um apelo aos governos para adotarem uma nova fórmula de Preparação para Incêndios, na qual dois terços dos gastos sejam direcionados para o planejamento, prevenção, preparação e recuperação, e um terço para a resposta. Atualmente, a resposta direta aos incêndios florestais costuma receber mais da metade dos gastos correspondentes, enquanto o planejamento recebe menos de 1%.».

    É aí que a KPN pode fazer a maior contribuição com duas de suas principais linhas de negócios:

    KPN ACADEMIC, um programa baseado na aquisição de conhecimentos e habilidades em várias áreas relacionadas a situações de emergência e resgate, preparando várias entidades e comunidades para o planejamento, prevenção e preparação de diferentes cenários, incluindo incêndios florestais, e sua linha KPN FIRE especializada em produtos essenciais para a segurança dos corpos de bombeiros e ideais para trabalhos de resgate em incêndios ou sinistros.

    Dessa forma, estamos convencidos de que devemos minimizar a possibilidade de criação de incêndios florestais estando melhor preparados e possuindo os equipamentos necessários.

    COMPARTIR