Blog

  • Altas temperaturas: Uma das principais causas de incêndios florestais


    Altas temperaturas: Uma das principais causas de incêndios florestais

    Altas temperaturas: Uma das principais causas de incêndios florestais

    O mundo vem enfrentando mudanças climáticas importantes nos últimos anos e essas mudanças influenciam alterações em todos os ecossistemas e formas de vida.

    De acordo com o último relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) – “espera-se que as mudanças climáticas e as mudanças no uso e disposição da Terra, façam com que os incêndios florestais sejam mais intensos e frequentes com um aumento de até 10% até 2030, 30% até o final de 2050 e 50% até o final do século”. Uma das condições frequentes mais favoráveis para incêndios são as secas e fortes rajadas de vento que favorecem a sua expansão, fazendo com que o fogo se desloque rapidamente e cubra uma superfície maior tornando a extinção mais difícil.

    Chegamos a um ponto em que devemos nos perguntar: Temos o conhecimento e a preparação necessária para lidar com essas situações de maneira adequada? Os recursos disponíveis são suficientes para ensinar, planejar e prevenir essas situações?

    De a cordo com o relatório divulgando antes da reunião da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente em Nairóbi, pede aos governos que adotem uma nova forma de preparação contra incêndios, em que dois terços dos gastos vão para planejamento, prevenção, preparação e recuperação e um terço para resposta direta.

    Atualmente, a resposta direta a incêndios florestais costumam receber mais da metade das despesas correspondentes, enquanto o planejamento recebe menos de 1%. É aqui que a KPN pode oferecer uma contribuição maior com duas das principais linhas de negócio:

    KPN Academic: É um programa que tem como objetivo ensinar e desenvolver competências em diversas áreas como: situações de emergência, salvamento e preparação para combate a incêndios florestais.

    KPN Fire: Especializada em produtos essenciais para a segurança dos bombeiros e ideais para trabalhos de resgate em chamas e desastres.

    Nós trabalhamos desta maneira, certos de que podemos minimizar a possibilidade de ocorrências de incêndios florestais disponibilizando as ferramentas necessárias.

    COMPARTIR