Blog

  • A eficiência das motobombas contra incêndios


    A eficiência das motobombas contra incêndios

    Saiba mais sobre a motobomba

    As motobombas de incêndio são uma ótima alternativa para o combate em locais de difícil acesso, pois podem ser facilmente transportadas com uma grande quantidade de água para locais de longas distâncias.

    As mudanças climáticas e o mau uso dos recursos aumentaram os incêndios florestais, destruindo milhões de hectares de floresta anualmente. Segundo a ONU, os incêndios florestais aumentarão em até 30% nas próximas décadas. A organização internacional informou que o fogo consumiu 13.000 hectares no primeiro trimestre de 2022.

    Os equipamentos de combate a incêndio existentes são limitados e não podem chegar a locais de difícil acesso com carros tradicionais de bombeiros. Por este motivo, as motobombas têm sido utilizadas para suprir essa necessidade. Estes instrumentos fazem parte dos planos de contingência que os serviços de emergência têm para cobrir grandes áreas de terrenos. Mas a necessidade de direcionar essas ferramentas para locais de difícil acesso com um veículo grande levou os fabricantes a tornar esses instrumentos menores. Precisamos deixar claro que uma motobomba não armazena água, mas, conectada a uma fonte de água, aumenta a pressão. Assim, o ponto de abastecimento do equipamento geralmente é externo, como um tanque, lago, córrego ou um rio.

    CARACTERÍSTICAS DE EFICIÊNCIA NO COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS

    . Fácil transporte

    . Ótima pressão do motor

    . As centrífugas não requerem válvulas reguladoras de pressão

    . São leves

    . Eles não servem apenas para conectar mangueiras, mas podem ajudar a transportar água por grandes distâncias e alturas.

    . Permitem o abastecimento de poços e tanques

    . Funcionam com motor a gasolina ou elétrico

    . Aumenta a eficácia dos planos de incêndio

    . Várias bombas podem ser conectadas para aumentar a potência e a distância

    . Pode ser instalada em locais onde incêndios florestais são constantes

    . Conseguem proteger grandes áreas de proteção florestal

    . Auxiliam o combate em edifícios conectando ao sistema de incêndio

    . Seu preço não é alto, o que permite que governos, empresas e profissionais acessem sistemas de alta qualidade por um bom preço

    . Podem ser instaladas em caminhões tanque

    . Seu sistema é de fácil utilização, mas deve ser manuseada por pessoa treinada

    . Pode ser transportada por uma pessoa em locais de difícil acesso para veículos

    . Alto desempenho e durabilidade

    . Capacidade de bombear água suficiente para combater incêndio

    . Adaptador com conexão rápida para mangueiras

    . Manutenção simples

    A demanda por este tipo de produto é grande e as bombas foram construídas com tanques de armazenamento que podem ser facilmente transportados em veículos menores.

    As equipes menores são mobilizadas por pessoal das Forças Armadas para controlar pequenos incêndios em locais distantes.

    COMO FUNCIONA?

    O sistema é composto por um motor e um controlador, a bomba recebe a água da fonte e a energia do motor alimenta as mangueiras com a pressão necessária.

    MANUTENÇÃO

    A eficiência deste equipamento dependerá do seu uso e manutenção adequados, pois devem ser verificadas se a câmara de aquecimento, ventilação e motores estão funcionando. Faça testes de verificação na partida automática, motor e bateria, veja se há vazamento da graxa e limpe os filtros no circuito de refrigeração a água. O uso dessas bombas para apagar incêndios ou alimentar sistemas de combate podem ajudar a controlar pequenos incêndios que ocorrem e, assim, evitar que se transformem em desastres naturais. Portanto, é necessário pessoal altamente qualificado para manusear esse instrumento.

     

     

    COMPARTIR