Quando você vai às compras em um shopping, percebe que tudo está organizado e totalmente seguro. Para estes locais é muito importante ter preparação e equipamentos que possam contrariar qualquer imprevisto, como a proteção contra incêndios de forma rápida e eficiente, cuidando de todos os cidadãos e dos seus produtos. Abaixo apresentamos o kit de incêndio para um centro comercial de acordo com as normas colombianas e europeias.
Extintores de incêndio portáteis
Este elemento permite uma mobilidade rápida para combate a incêndios.
- Os extintores de incêndio portáteis devem ser projetados de acordo com os padrões NTC 2885 e NFPA 10.
 - Deve haver pelo menos um extintor portátil com peso de 50 kg em locais com área igual ou superior a 1.000 m².
 
Boca siamesa e mangueiras fixas
Para que os bombeiros atuem rapidamente, os hidrantes fixos são importantes.
- As bocas siamesas e as mangueiras fixas devem ser acondicionadas de acordo com os códigos de abastecimento e distribuição de água para combate a incêndio em edificações, NTC 1669, e instalação de sistemas de tubos e mangueiras verticais, NFPA 14.
 - Pelo menos um desses hidrantes deve estar disponível em locais com área superior a 500 m².
 
Aspersores automáticos
A ação rápida e automática pode evitar catástrofes.
- Os sprinklers devem ser projetados de acordo com o Código de Abastecimento e Distribuição de Água para Combate a Incêndio em Edifícios, NTC2301, e a Norma para Sistemas de Sprinklers, NFPA 16, que são sprinklers de espuma de dilúvio, spray de água e sprinklers de espuma de água.
 - Os sprinklers devem estar em prédios de três a seis pavimentos, com áreas superiores a 200 m², que sejam utilizados para venda ou depósito.
 
Hidratantes exteriores
Uma rede de água para facilitar o combate a incêndios a partir do exterior dos centros comerciais.
- Os hidrantes estão localizados fora de um prédio, geralmente conectados a uma rede pública de água.
 - Deve haver pelo menos um hidrante externo em superfícies construídas de 1.000 m² a 10.000 m².
 
Coluna Seca
Ligar o prédio com canos é importante para levar água a lugares distantes.
- Essas estruturas facilitam a conectividade com uma fonte externa de água, são tubulações verticais que permitem que a água seja distribuída em grandes edifícios com a mesma pressão e quantidade.
 - Esta estrutura deve estar em locais de evacuação com mais de 24 m.
 
No entanto, não basta extinguir um incêndio se não houver prevenção e detecção precoce suficientes. Por esta razão, os centros comerciais estão equipados com elementos e equipamentos de detecção de incêndios como os que iremos mostrar a seguir.
Ar-condicionado
Em grandes edifícios, o ar-condicionado deve ser uma rede que permita a conectividade com detectores de fumaça nos dutos principais.
Deve haver um sistema central que permita a conexão dos bombeiros.
Detectores de incêndio
Dependendo do prédio comercial, serão instalados equipamentos de detecção.
- Deve haver detectores de fumaça e alarme sonoro em prédios com mais de sete andares, em depósitos com mais de 50 m² de área construída, corredores, escadas, espaços comuns como salas de jogos, salas de reuniões, salas de esportes e cozinhas.
 - Em áreas de risco ou superfícies maiores que 5.000 m² construídas com três andares, serão instalados detectores térmicos, alarmes sonoros e botões manuais devidamente distribuídos. No entanto, detectores térmicos não são necessários se houver aspersores automáticos de água.
 
É importante lembrar que os centros comerciais são grandes edifícios sujeitos a regulamentos de incêndio que dão instruções precisas sobre os kits a utilizar, pelo que recomendamos a compra na KPN Safety com preços acessíveis e com equipamentos de alta qualidade.
