Blog

  • 10 dicas de segurança na indústria petroquímica


    10 dicas de segurança na indústria petroquímica

    10 dicas de segurança na indústria petroquímica

    Todo trabalho tem seus riscos, mas estes aumentam na medida em que há mais perigos ou ameaças de sua natureza. Por exemplo, a Segurança na indústria petroquímica é muito maior do que em um restaurante ou escola, justamente pelas condições de alto risco que esta indústria possui.

    RISCOS NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA

    Nas plantas petroquímicas, são usados ​​muitos materiais e máquinas que podem ser muito perigosas e de risco iminente:

    • Riscos químicos: por se tratar de instalações nas quais o petróleo e vários de seus derivados são processados ​​com compostos químicos, há sempre alguma exposição a eles. Inalar, queimar ou impregnar-se com qualquer um desses produtos é muito comum e perigoso.
    • Quedas: Outra situação normal são escorregões e quedas .
    • Máquinas pesadas: nas plantas petroquímicas há sempre tráfego de máquinas pesadas que constitui um risco latente para todos.
    • Incêndios: nenhum local está isento de ter um incêndio e muito menos este tipo de infraestrutura onde são manuseados tantos materiais perigosos.
    • Explosões: os equipamentos de alta pressão presentes nesta indústria são um perigo de alto potencial que está sempre presente, com o risco de explodir ou gerar um vazamento.

    DICAS E MEDIDAS DE SEGURANÇA NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA

    Diante de tantos riscos na indústria petroquímica, é sempre bom cumprir os padrões mínimos de segurança estabelecidos na Lei de Riscos do Trabalho e seguir estas 10 dicas básicas:

    • Vigilância dos processos de produção: cuidar de cada tarefa é essencial para garantir a maior segurança possível.
    • Uso de equipamentos de segurança individual: com o uso de botas apropriadas, capacete de proteção, roupas de segurança indicadas e todos os acessórios de segurança necessários, os riscos ocupacionais são significativamente reduzidos. Qualquer coisa que possa fornecer segurança é essencial e seu uso deve ser obrigatório.
    • Uso de explosímetros e detectores de gás: isso é vital neste tipo de instalação onde se trabalha precisamente com materiais altamente combustíveis e explosivos.
    • Elaboração de planos de emergência: no caso de um evento inesperado que coloque em risco a integridade de todos, devem ser definidos protocolos de emergência para ajudar a agir adequadamente em caso de qualquer incidente.
    • Proteção coletiva: todos têm a obrigação de cuidar uns dos outros, portanto, se um trabalhador detectar alguma situação irregular de um colega que coloque todos em risco, ele é obrigado a chamar sua atenção ou denunciá-lo às autoridades imediatas. Todos devem estar plenamente conscientes de sua responsabilidade .
    • Proteção individual: ao cuidar de todos pessoalmente, você estará contribuindo para a segurança coletiva, pois a possibilidade de incidentes e acidentes é significativamente reduzida.
    • Treinamento constante: é sempre aconselhável se preparar em tudo relacionado à segurança industrial. A formação permanente ajuda a consciencializar , prevenir situações e estar preparado para enfrentar qualquer contingência.
    • Planejamento prévio: cada tarefa a ser realizada deve ser muito bem organizada, todos os detalhes, ações, riscos e possíveis soluções para qualquer imprevisto que possa surgir devem ser levados em consideração.
    • Identificação de riscos: assim que você entrar em uma área de trabalho, deve ser feita uma avaliação minuciosa de tudo que possa ser um risco potencial.
    • Calma em todas as situações: Embora a velocidade seja essencial para resolver um problema, ela deve ser abordada com calma. Quando as coisas são tomadas com calma, podem ser resolvidas com mais lucidez e eficácia.

    A segurança na indústria petroquímica é essencial para evitar acidentes em um ambiente de trabalho tão complicado como este. Você só precisa cumprir as regras e seguir as recomendações simples. Com isso muito é feito.

    Você também estará interessado em: Características compartilhadas por EPI de petróleo e gás

    COMPARTIR