Blog

  • 3 formas de proteger sua equipe em trabalhos subterrâneos


    3 formas de proteger sua equipe em trabalhos subterrâneos

    segurança operacional

    Ambientes subterrâneos apresentam uma série de riscos específicos que exigem atenção redobrada à segurança da sua equipe. Gases tóxicos, falta de ventilação, queda de objetos e limitações de visibilidade tornam indispensável o uso correto de equipamentos de proteção. Nesse cenário, falhas na proteção podem resultar em acidentes graves ou até fatais. Para empresas que atuam em mineração, manutenção de galerias, redes de esgoto ou infraestrutura subterrânea, proteger a equipe é mais do que uma obrigação legal, é um compromisso com a vida.

    Neste artigo, você vai conhecer 3 formas de melhorar a proteção da sua equipe em trabalhos subterrâneos, com foco na escolha, uso e manutenção adequada de equipamentos.

    1. Equipamentos de proteção específicos para ambientes confinados

    Não basta fornecer qualquer equipamento, ele precisa ser adequado ao tipo de risco presente no subsolo. Os principais riscos em ambientes confinados e subterrâneos incluem a presença de gases tóxicos (como metano e monóxido de carbono), o risco de explosões e possibilidade de desmoronamentos, além da presença de ruídos excessivos, alta umidade e temperatura. 

    Para esses cenários, é fundamental fornecer:

    • Máscaras com filtros específicos para gases tóxicos;
    • Capacetes com lanternas integradas;
    • Botas impermeáveis e antiderrapantes;
    • Luvas de proteção resistentes ao corte e à abrasão, como as oferecidas pela KPN Safety;
    • Detector portátil de gases.

    De acordo com a Norma Regulamentadora NR-33, é obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual específicos em espaços confinados, o que inclui a maioria dos trabalhos subterrâneos.

    equipe

    2. Treinamento contínuo e simulações de emergência

    Não adianta fornecer os melhores equipamentos de proteção se os colaboradores não souberem como utilizá-los corretamente. Treinamentos periódicos e simulações de emergência ajudam a:

    • Reduzir o tempo de reação em situações de risco;
    • Ensinar a identificação de sinais de perigo;
    • Garantir o uso correto de cada equipamento;
    • Minimizar o improviso em situações críticas.

    Essas ações reforçam a cultura de segurança da empresa, além de estarem previstas nas exigências legais da NR-33 e NR-6

    É possível acessar mais informações sobre treinamentos obrigatórios no portal da Fundacentro, entidade vinculada ao Ministério do Trabalho especializada em segurança e saúde no trabalho.

    3. Mantenha uma logística eficiente e de reposição de estoque rápida 

    Trabalhos subterrâneos exigem equipamentos de proteção em ótimo estado, especialmente porque desgastes ocorrem com mais rapidez nestes ambientes. Por isso, uma gestão eficiente de estoque e logística de reposição é estratégica para evitar paralisações por falta de equipamentos, reduzir o risco de uso de materiais danificados e até confirmar que os produtos estejam dentro do prazo de validade.

    Garantir a proteção da equipe em ambientes subterrâneos exige planejamento, equipamentos adequados e uma cultura de segurança sólida. Ao adotar estratégias específicas como a escolha correta dos equipamentos de proteção, capacitação contínua e uma logística eficiente, você reduz significativamente os riscos e aumenta a produtividade da operação.

    A KPN Safety está pronta para ser sua parceira nessa missão. Faça agora um orçamento!

    COMPARTIR